O NSI iniciou suas atividades oficialmente em 01 de abril de 2002 sob o nome de Núcleo de Pesquisa em Sistemas de Suporte à Decisão (NPSSD), denominação que manteve até julho de 2006. Ao se dedicar à pesquisa em SSD, a equipe do núcleo se confrontou com uma série de necessidades que acabaram por levar o grupo a se dedicar à grande área de Sistemas de Informação:

-Da necessidade de empregar ferramental que fosse de baixo custo e que pudesse ser livremente alterado veio o emprego de Software Livre.

-De forma a tratar diferentes categorias de dados, veio a linha de pesquisa em Enterprise Content Management.

-Da necessidade de integrar soluções de suporte à decisão a sistemas que pudessem ser empregados como base e/ou fonte de dados veio a linha de pesquisa em ERP.

-Da linha de pesquisa em ERP surgiu a necessidade de desenvolver e investigar métodos para modelagens de Enterprise Information Systems (EIS) em geral, surgindo estudos em Engenharia de Software e Gerência de Projetos a partir de 2005.

Em 2006, entendendo que o núcleo já vinha trabalhando em outras áreas além de SSD, decidiu-se empregar uma denominação mais abrangente, pelo uso do termo Sistemas de Informação (SI).

Desde sua criação, o NSI vem desenvolvendo projetos de Pesquisa e de Pesquisa e Desenvolvimento com parceiros Coordena e participa de projetos de Pesquisa e de Pesquisa e Desenvolvimento, em parceira com instituições brasileiras e estrangeiras e financiados por agências de fomento, órgãos governamentais e empresas do Brasil e do exterior.governamentais (Governos Municipais e Governo Federal) e empresas, do Brasil e exterior.

Atualmente, somos uma equipe de 40 pessoas entre pesquisadores, técnicos de TI, desenvolvedores de instituições e empresas parceiras e alunos dos níveis técnico, graduação e pós-graduação. Sem deixar de cumprir a parte puramente acadêmica, o NSI desenvolve ferramentas de software que são empregadas em projetos, comunidades de software livre e cursos de gradução e pós-graduação no Brasil e no exterior, caracterizando-se assim seu foco em Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação.

Desenvolvemos projetos nas áreas de ERP, ECM, Cloud Computing, Engenharia e Qualidade de Software, Gerência de Projetos e Informática Industrial, empregando Python, Ruby, Java e LabView. Participamos ativamente na organização de eventos de cunhos técnico e científico, inclusive no exterior, bem como promovemos atividades de treinamento para o público acadêmico em geral, além de empresas e órgãos de governo.

O NSI mantém parcerias com outros institutos, universidades e empresas no Brasil e no exterior, tendo já se destacado em diversas ocasiões por seu trabalho acadêmico e também pelo software desenvolvido, atendendo plenamente a filosofia de Pesquisa e Desenvolvimento. Nossos ex-alunos se posicionam em empresas de ponta no Brasil e na Europa, sendo bem-sucedidos em mercados extremamente competitivos.