Pesquisador do NSI defende Dissertação de Mestrado sobre Desenvolvimento Enxuto (Lean Development)

O pesquisador Fernando Luiz de Carvalho e Silva defendeu dia 17/03 a dissertação entitulada Mapeamento da Produção Enxuta para o Processo de Desenvolvimento de Software.

No último dia 17 de março foi defendida pelo pesquisador do NSI Fernando Luiz de Carvalho e Silva, a Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção da UENF entitulada "Mapeamento da Produção Enxuta para o Processo de Desenvolvimento de Software". Esta dissertação apresenta de maneira formal um conjunto integrado de conceitos e práticas do Pensamento Enxuto e a forma de aplicação deste ao desenvolvimento de software. Para tanto, foi realizado um resgate histórico de técnicas surgidas originalmente no Sistema Toyota de Produção, uma análise das especificidades dos processos de desenvolvimento de software - que embasou o mapeamento das técnicas, bem como a apresentação de um estudo de caso. Este estudo de caso foi o próprio processo e ambiente de desenvolvimento do NSI. Desta forma, em conjunto com as ferramentas de testes desenvolvidas pelo Núcleo, se fecha o ciclo de Gestão do Produto e Gestão do Processo empregando Métodos Ágeis e Pensamento Enxuto.

A defesa teve banca formada por pesquisadores do Programa de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Norte Fluminense (onde a dissertação foi desenvolvida), da Universidade Federal Fluminense e do Instituto Federal Fluminense, tendo como Orientador o também pesquisador do NSI Rogerio Atem de Carvalho. A dissertação foi aprovada sem restrições e o próximo passo desta pesquisa será sua reformatação e extensão para publicação na forma de livro.

Postado por: rogerio

Data: 24/03/2011 às 19:17